De olho no Brasil

Brasil - Evolução dos Indicadores da Agenda

22 MAR, 2019 / POR: ACIONISTA.COM.BR

Bandeira do Brasil

IBC-Br -  Com data base de Janeiro o índice de atividade econômica do Brasil apresentou resultado negativo de -0,41%. Segundo Banco Central, o dado foi bem pior do que a expectativa que era uma retração de 0,10%. Este índice foi criado para tentar antecipar o resultado do PIB, tem importante relevância na tomada de decisões do COPOM como a definição da Taxa SELIC em suas reuniões que ocorrem a cada 45 dias.

Tesouro - O Tesouro Nacional vendeu 1.5 Bi com vencimentos em 28 de maio de 2029, papeis esses que carregam uma taxa nominal de 4,5% sendo colocados por 98,385% do valor de FACE, proporcionando aos investidores um retorno de 4,70%.

Reunião do Copom - Nesta semana ocorreu a primeira reunião do Copom pelo comando do novo presidente do BACEN, Roberto Campos Neto, mantendo a taxa básica de juros da economia em 6,5%, percentual esse que deixa a SELIC pela oitava vez na faixa da menor série histórica desde seu início.

Ex-presidente preso - A Lava Jato leva para a prisão o ex-presidente Michel Temer. O mesmo é apontado como “líder” de um esquema criminoso de corrupção que propinas somam 1,8 Bilhão segundo o MPF. Temer foi preso em São Paulo e levado para o RJ. São apurados na operação os crimes de corrupção, peculato (desvio de dinheiro público) e lavagem de dinheiro.


GráficoNúmero de Empregos Formais

A CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – reportou 34.313.novos postos de trabalhos abertos em Jan19, contra 77.822 em Jan18. Contudo vale ressaltar que os setores que mais demitiram foram o comércio e a administração pública e os que mais admitiram foram o setor industrial e o de serviços.


EmpregoA fase dos leilões para Concessões - Portos

Hoje ocorreu leilão de três terminais portuários, rendendo para os cofres públicos R$ 219,5 milhões. Portos localizados em Cabedelo, na Paraíba e também outro no Porto de Vitório, no Espirito Santo. Essas áreas são destinadas para armazenagens e processos logísticos de granéis líquidos, como combustíveis. Arrecadação superou a expectativa do governo que era de R$ 199 Milhões com este leilão, ou seja uma arrecadação de 18,5 milhões acima do esperado. Para Tarcisio Gomes, ministro da infraestrutura “O setor privado quer investir no Brasil, quer investir no setor e terá no ministério um parceiro do empreendedorismo. Nosso foco principal de atuação é a transferência de ativos para a iniciativa privada”. Fonte: https://economia.ig.com.br/2019-03-22/leilao-portos-b3.html


Inadimplência Bolsa - O gostinho dos 100 mil pontos

Essa semana o mercado brasileiro teve o prazer de chegar aos tão esperados 100 mil pontos, mas infelizmente por pouco tempo. Notícias como as vistas nesta página afetaram os negócios e a confiança dos investidores o que fez a Ibovespa voltar para a faixa dos 94 mil pontos na semana apresentando pontos de compra, recomenda-se atenção, pois é momento de oportunidades. Às 17h38, o Ibovespa, próximo ao encerramento, estava em 93.735, -3,10%.


Fontes: Enfoque, Reuters, UOL, G1, TradingView, Valor e ADVFN.

Compartilhe

           


Gráficos Comparativos


Veja mais: