Investidor com dinheiro

Saiba quais empresas do Ibovespa estão pagando os melhores dividendos

22 MAI, 2019 / JORNALISTA RESPONSÁVEL: GRAZIELI BINKOWSKI

Companhias de infraestrutura, energia e do sistema financeiro voltaram a liderar a lista de melhores pagadoras de dividendos, em relação ao valor de suas ações. Conforme levantamento da consultoria Economatica, realizado a pedido do Portal Acionista, a Petrobras Distribuidora é a que apresentava o maior Dividend Yield (DY) no dia 15 de maio, considerando o valor de fechamento de suas ações: o indicador esteve acima de 12. Em seguida, vem a Telefonica Brasil, com índice de 10,78, e a BB Seguridade (10,48).

"Dividendos distribuídos de forma recorrente e sustentável revelam grandes qualidades das empresas, como resiliência, riscos controlados e vantagens competitivas", elogia Tiago Reis, analista e CEO da Suno Research.

O DY, que pode ser traduzido como Rendimento de Dividendo, é um indicador que mede a performance da empresa de acordo com os proventos pagos aos seus acionistas. Ele mostra a relação entres os dividendos distribuídos e o preço atual da ação.

Tenha acesso a agenda de Dividendos, aqui.

Para saber como calcular o DY, deve-se dividir o valor de dividendos pagos em determinado período pelo preço individual da ação antes dessa distribuição de provento. Quem busca aquelas que pagam bons proventos, deve se atentar às empresas que possuam os maiores valores de DY. No levantamento da Economatica, foi considerado o pagamento ao longo de 12 meses, ou seja, nos últimos quatro trimestres.

"A estratégia de investir em empresas que oferecem dividendos promissores traz menor risco do que investir em empresas em situação financeira desafiadora", afirma Reis, da Suno.

Entretanto, de acordo com a Toro Investimentos, como o indicador varia inversamente à cotação do papel, os baixos valores podem dar à empresa a falsa impressão de boa pagadora de dividendos.

"É fundamental ter muita atenção quando for analisar esse indicador. Ele deve ser utilizado para complementar uma análise muito mais profunda, isto é, não deve ser o único fator considerado nas horas de decidir em quais ações investir", informa a corretora, em informe.
Os melhores dividend yield das empresas no Ibovespa nos últimos 12 meses %
Petrobras BR ON (BRDT3) 12,45
Telef Brasil PN (VIVT4) 10,78
BB Seguridade ON 10,48
Itaúsa PN (ITSA4) 9,49
ENGIE Brasil ON (EGIE3) 9,42
Taesa UNT N2 (TAEE11) 9,23
Itaú Unibanco PN (ITUB4) 7,82
Cemig PN (CMIG4) 7,62
Cielo ON (CIEL3) 7,58
Estácio Part ON (ESTC3) 7,06
Fonte: Economatica.
ADVERTÊNCIA: declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site, tanto referente às matérias de produção própria, quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.


Veja mais: