Empresário com $ na mão

Debênture - Vale o risco emprestar dinheiro para uma empresa?

2019 / POR: GUERATTO PRESS

"Com a tendência de reaquecimento da economia ela pode se tornar uma ótima opção para diversificação".

Debêntures são títulos de dívidas de empresas privadas, ou seja, quem investe em debêntures se torna um credor da companhia, que financia suas operações em troca de pagamentos com juros. É um investimento em Renda Fixa, que faz empréstimos para determinadas empresas, lembrando muito o Tesouro Direto, que no caso empresta dinheiro para o governo. Alguns anos atrás, investir em debêntures só era possível para quem possuía grandes montantes, mas essa realidade vem mudando e este tipo de investimento vem se tornando mais acessível, pois são importantes instrumentos para o desenvolvimento de empresas brasileiras e rentabilidade para os investidores. E claro, como todo e qualquer investimento, o risco é proporcional ao retorno.

Para a Sócia-Diretora da FB Wealth, Daniela Casabona, o mais importante é saber para quais empresas você está emprestando.

"O investidor este ano está descobrindo outras opções de investimento que apenas tinha ouvido falar, mas não sabia exatamente o que era. As melhores opções de debêntures são as incentivadas, onde o investidor não paga imposto sobre o rendimento. Com a tendência de reaquecimento da economia ela pode se tornar uma ótima opção para diversificação", explica Casabona.

Também é importante lembrar que quando uma empresa emite debêntures isso não significa que ela está passando por problemas ou dificuldades financeiras. Muitas empresas fazem captação de recursos com frequência, para expandir suas atividades e produção. Sai mais barato do que pegar empréstimo com uma instituição financeira.

Um dos principais riscos que existem ao investir em debêntures é o de crédito, ou seja, quando uma empresa não consegue pagar seus credores.

"Por isso é importante escolher empresas sólidas e também não apostar somente em uma única empresa. Caso o investidor não saiba fazer esta avaliação é recomendável investir através de um fundo, onde se é possível alcançar uma rentabilidade de até 2% ao mês", comenta a Sócia-Diretora.

Apenas nos primeiros 7 dias de janeiro foram captados pelas empresas R$ 5 bilhões.


Sobre a FB Wealth
A FB Wealth é uma empresa especializada em planejamento patrimonial, que utiliza uma metodologia usada pelos principais players internacionais e uma análise personalizada de cada cliente. A empresa trabalha com o foco na construção e crescimento adequado do patrimônio de seus clientes e a preservação do poder de compra. Diferente de muitas empresas, a FB Wealth nasceu com o potencial de ser uma das maiores do país, com o patrimônio da carteira de seus clientes superando R$ 5 bilhões.

Gueratto Press



Veja mais: