Cofre protegido

Proteja seu patrimônio: veja os principais erros de muitos investidores

2019 / POR: ACIONISTA.COM.BR

Ninguém está isento de cometer erros, até pessoas experientes os cometem. A primeira forma de evitar erros comuns é através do conhecimento, busque informações sobre o investimento que está chamando a sua atenção e tente conhecer outras alternativas. Mas cuidado! Ao iniciar suas pesquisas você provavelmente irá se deparar com promessas de dinheiro fácil e super rentabilidade, então aqui vai uma verdade e nossa primeira dica para evitar erros: não confunda investimento com aposta!

Nas próximas linhas mostraremos pra você os principais erros de muitos investidores, caso proteger seu patrimônio seja de seu interesse.

Não conhecer o seu perfil de investidor

Grande parte das pessoas querem a melhor rentabilidade e uma vida financeira tranquila. Então o requisito número um antes de aplicar seu dinheiro é saber que tipo de investidor você é. Assim você poderá refletir e planejar melhor como distribuir seu investimento e garantir a melhor rentabilidade do seu dinheiro para o estilo que se encaixa ao seu perfil.

Não ter metas

Traçar um plano e ter um objetivo é fundamental para percorrer o caminho certo dos investimentos. O que você quer: alcançar o primeiro milhão, viver de renda lá na frente, comprar um carro, viajar?

Não existem milagres nos investimentos e sim planejamento, são pouquíssimos os casos daqueles que conseguiram rentabilidades muito acima da média. Portanto dedique-se em conhecimento, trace metas alcançáveis que mantenham você no foco e que sirvam de motivação para buscar algo maior sempre que a anterior for alcançada.

Colocar todo dinheiro em um só lugar, não diversificar

Diversificação é fundamental se você deseja proteger seu patrimônio ou buscar maiores rentabilidades. Aplicando seu dinheiro em mais de um tipo de investimento permite que você lucre em tempos diferentes, que se proteja na ocorrência de algum imprevisto e acerte em alguma modalidade com chance promissora.

Não acompanhar os investimentos

Além de investir em conhecimento, manter hábitos é fundamental para atingir objetivos. De nada adianta um início animado se logo adiante você se esquecer ou abandonar os planos. A ideia imediatista de pensar somente no curto prazo ou ter pressa nos rendimentos, possivelmente fará você se frustrar. Lembre-se! A vida financeira deve ser trabalhada com objetivos de curto, médio e longo prazo; disciplina e paciência é o que fará você conseguir juntar bastante dinheiro. Investimentos de longo prazo são os que irão garantir o seu futuro, proporcionando melhores rendimentos já que os juros irão trabalhar por mais tempo.

Investir em algo que você não conhece

É nessas horas que erros surgem no que se fala de investir errado. Alguns investem errado por serem conservadores demais e dizerem que determinados investimentos do mercado são muito arriscados por não conhecê-los, algo muito normal, porém que leva a deixar os recursos na caderneta de poupança (por considerar seguro) por exemplo; neste caso você não está “lucrando pouco” você está realmente perdendo dinheiro, pois o rendimento tem estado abaixo da inflação, então seu dinheiro perde poder de compra ao longo do tempo.

Outro caso seria a falta de conhecimento e seguir dicas de agentes financeiros, terceiros ou gerentes de bancos por exemplo. É importante ouvir, mas lembre-se que a indicação de produtos podem ser boas opções para a instituição financeira e não necessariamente para o seu portifólio.

Portanto atue por interesse próprio, entenda no que você está investindo e saiba que a construção de um patrimônio leva tempo!



Outras Matérias: