Livros e Outros

Acesse Livros e Outros Anteriores






Dica da Semana



Fora da Curva
Pierre Moreau e Giuliana Napolitano / Editora Companhia das Letras


Com prefácio de Jorge Paulo Lemann, o livro traz as histórias de dez dos maiores investidores do país. Eles contam como tiveram sucesso no mercado financeiro, falam sobre seus grandes acertos e também sobre seus erros, além de dar conselhos que podem ser seguidos mesmo por quem não entende de finanças. Os dez investidores retratados na obra são: André Jakurski, Antonio Bonchristiano, Florian Bartunek, Guilherme Aché, Guilherme Affonso Ferreira, José Carlos Reis de Magalhães Neto, Luiz Fernando Figueiredo, Luis Stuhlberger, Meyer Joseph Nigri e Pedro Damasceno.


Em venda na Livraria Cultura.Acesse aqui!



Sucessão
Werner Bornholdt / Editora Imersões Ltda


Nesta obra, Werner Bornholdt mostra como o processo sucessório pode ser delineado sem "mortes" e traumas, cmom um projeto de vida longa para pessoas e empresas. Ao invés de preconizar modelos, manuais ou receitas prontas, o autor apresenta os ingredientes essenciais para uma sucessão bem planejada, de forma sistêmica e envolvente.


Em venda na Livraria Cultura.Acesse aqui!




Inflação e Crises
Affonso Celso Pastore / Editora Elsevier


Em Inflação e Crises - O Papel da Moeda, da Elsevier, Affonso Celso Pastore analisa a trajetória da inflação, das mudanças institucionais experimentadas pelo Brasil nos últimos 50 anos, e das políticas econômicas postas em prática ao longo de todo esse tempo, em especial no campo monetário. Os capítulos analisam a inflação brasileira e os efeitos de crises em uma perspectiva histórica, cobrindo temas como PAEG; a passividade monetária e inércia; a moeda passiva e senhoriagem endógena; a eficácia da Política Monetária e as LFTs; o Plano Real e o controle da inflação; a crise de confiança em 2002; a Crise Internacional: Estados Unidos e Europa e a crise internacional e a mudança na política econômica.

O livro analisa os principais episódios desafiadores vividos pela economia brasileira, ligados à inflação e enfrentamento de crises, desde a reforma do PAEG até a reação à crise de 2008. Antes da reforma monetária de 1994 a inflação no Brasil era uma história sobre a inércia, o descontrole monetário e a dominância fiscal. As reformas do PAEG pareciam ter rompido com o descontrole inflacionário, mas segundo o autor foi cometido o erro de buscar a convivência com a inflação, usando a indexação para neutralizar seus custos. O governo sucumbiu à crença de que o combate à inflação se fazia com políticas de rendas - os controles de preços - e não com o controle monetário.

De acordo com o autor, naqueles anos, a dívida pública não crescia aceleradamente, dando a ilusão de que a inflação não tinha causas fiscais, mas ela somente não crescia porque a expansão monetária financiava automaticamente os déficits públicos. Segundo Pastore, o país teve que passar por vários experimentos heterodoxos até que a reforma monetária de 1994 levasse ao controle da inflação. Depois disso, o Brasil superou o contágio das crises do México e do Sudeste Asiático, mas a âncora cambial não resistiu ao contágio da crise russa, sendo abandonada em 1999. Em seu lugar surgiu o regime caracterizado pelo “tripé”: com as metas de inflação; metas de superávits primários; e câmbio flutuante. Foi neste regime que o Brasil superou a maior de todas as crises do pós-guerra, a de 2008.

Apesar disso, o país voltou a acumular erros e ocorreu o afrouxamento do compromisso com a meta de inflação, piorando a qualidade da política fiscal e o governo foi contaminado pelo vírus do “medo da flutuação”. Com isso, reapareceram desequilíbrios importantes que levaram ao baixo crescimento, com forte penalização da indústria, inflações elevadas mesmo com preços reprimidos e déficit em contas correntes a espera de redução.

"A minha expectativa é que, ao reviver a experiência histórica relatada neste livro, se crie um antídoto contra a repetição dos erros que no passado mantiveram inflações elevadas no Brasil", disse o autor.






Finanças Internacionais
Cristina Terra / Editora Elsevier


A editora Elsevier acaba de lançar o livro Finanças Internacionais. Escrito por Cristina Terra, o título busca fornecer uma estrutura analítica que permita ao leitor entender como lidar com questões relacionadas à economia internacional, do ponto de vista macroeconômico. A obra é voltada para estudantes e profissionais de economia e está disponível na versão e-book.

Os tópicos abordados têm como objetivo oferecer uma estrutura lógica para entender e analisar questões referentes à taxa de câmbio e ao balanço de pagamentos. Em cada capítulo, são apresentadas situações econômicas que motivam o desenvolvimento de modelos matemáticos criados para ilustrar a essência do problema, entender como as variáveis econômicas interagem e as forças que estão em jogo.

Os modelos matemáticos são simples, apresentados de forma intuitiva, com apêndices que explicam passo a passo o seu funcionamento. Exemplos concretos mostram como a teoria pode ser aplicada para analisar situações do mundo real. O livro é repleto de gráficos e ilustrações de dados que podem ser facilmente acessados pela internet, de forma que o leitor possa reproduzi-los para países e/ou períodos diferentes, e assim fazer a sua própria análise de situações que lhe interessam e que não foram abordadas no livro. Além disso, a autora fornece uma lista de exercícios ao final de capa capítulo.






10 anos de novo mercado - A história da ousadia que transformou o mercado de capitais brasileiro e seus desafios para o futuro
Simone Azevedo / Editora Saint Paul


10 anos de Novo Mercado relata a trajetória do novo modelo de governança que viria a abalar o mercado de capitais. São componentes desta obra os pensamentos que orientaram a concepção dessa proposta; os principais pontos do estudo que sugeriu o Novo Mercado; os primeiros anos sem emissores; a expansão do segmento; as barreiras para ele se manter atual e desafiante; seu papel no curso de companhias em reestruturação; as listagens bem e malsucedidas; e as perspectivas futuras sobre personalidades do mercado de capitais brasileiro e comunidade de investidores estrangeiros.

Simone Azevedo é organizadora dos textos compilados neste livro, possui MBA em mercado de capitais pela FIPECAFI e é formada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero. É sócia-fundadora e editora executiva da Capital Aberto.






Estratégia Empresarial - A importância da sustentabilidade
Luis Augusto Lobão Mendes / Editora Saraiva


O livro Estratégia Empresarial, publicado pela Editora Saraiva, aborda o que as organizações devem fazer para aumentar sua receita no difícil ambiente econômico em que a maioria delas está inserida. A proposta do livro é oferecer um conjunto de ferramentas e idéias testadas para empreendedores e gestores utilizarem na avaliação ou na renovação de suas estratégias de crescimento.

O livro é ideal para executivos de empresas cujo crescimento seja uma questão relevante, pois aborda o que as organizações devem fazer para aumentarem sua receita no difícil ambiente econômico em que a maioria delas está inserida hoje e ainda estará nos próximos anos.






3ª edição do Guia do Investidor: Fundo de Investimento Imobiliário
Uqbar


O mercado de FII é o segmento do mercado de capitais brasileiro que mais cresceu nos últimos três anos. Reconhecendo a importância da difusão do conhecimento como base de crescimentos sustentáveis e o destaque que o setor de Fundos de Investimento Imobiliário vem ganhando no mercado brasileiro, a Uqbar idealizou a 3ª edição do Guia do Investidor: Fundo de Investimento Imobiliário.


Clique aqui para fazer o download grátis.





Marcopolo - Sua viagem começa aqui
Roberto Damatta e Suzana Naiditch / Editora Elsevier


Com mais de 300 páginas, o livro “Marcopolo, sua viagem começa aqui” com entrevistas e histórias contadas por mais de 90 participantes, mostra a trajetória da empresa para se transformar em uma das maiores fabricantes internacionais.






Governança Corporativa - O poder de transformação das Empresas
Roberto Sousa Gonzalez / Editora Trevisan


No livro, Gonzalez postula que é fundamental que os membros do mais alto órgão da administração das organizações tenham participação no desenvolvimento do conceito prático de Governança Corporativa, buscando a excelência em gestão e estratégia empresarial.

O livro conta com "Prefácio" de Rodolfo Vilela Marino, presidente do Conselho de Administração da Elekeiroz, "Carta ao Leitor" de Fabio Coletti Barbosa, presidente do Grupo Abril, e "Apresentação" de Henri Penchas, vice-presidente de Relações com Investidores da Itausa.






Governança Corporativa nas empresas familiares: Sucessão e profissionalização
Ricca, Domingos e Saad, Sheila Madrid / Editora CLA


O livro reflete as experiências relativas a atividade de consultoria, sendo que tal experiência se consolidou ao longo de 22 anos de atuação no mercado inerente às empresas familiares.






Governança corporativa - Discussões sobre os conselhos em empresas no Brasil
IBGC / Editora Saint Paul


Traz artigos que retratam a realidade dos diversos tipos de conselhos em empresas brasileiras, apresentando suas particularidades, semelhanças e limites de atuação.






Anuário - Finanças Estruturadas 2012
Uqbar


Anuário Finanças Estruturadas 2012 - DOWNLOAD GRÁTIS Este Anuário apresenta uma cobertura completa da evolução deste mercado de finanças estruturadas durante o ano de 2011. Três capítulos trazem um amplo conjunto de dados quantitativos e qualitativos dos títulos deste mercado, organizados por atividade econômica. Neles são apresentados os títulos gerais, onde se destacam as cotas de FIDC, seguidos pelos títulos imobiliários, com os títulos emitidos pelas Securitizadoras Imobiliárias - os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) - em evidência, e, por fim, os títulos do agronegócio, entre eles o Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA).


Clique aqui para fazer o download grátis.





Valuation - Como Precificar Ações
Alexandre Póvoa / Editora Elsevier


Quanto vale uma empresa, um projeto ou ação ? Por que o preço de determinado ativo pode diferir tanto do seu valor justo? Parafraseando o grande poeta Vinícius de Moraes: "Que me perdoem a renda fixa e a chatice dos títulos públicos, mas a renda variável e a paixão pelo mercado de ações são fundamentais".

No novo Brasil, nossa nova obra, totalmente remodelada e ampliada (prefácio de Armínio Fraga e apresentação de Mara Luquet), oferece agora um conteúdo teórico bem mais rico e ambicioso, buscando o sucesso no desafio de atrair o estudante, o investidor comum e o profissional mais experiente da área para debater tão apaixonante tema.






O Valor do Imobiliário
Miguel Dias Costa / Editora Almedina


Hoje em dia o imobiliário é a mais importante fonte de riqueza da sociedade. Mesmo que não tenha sido reconhecido como tal de maneira geral e ao longo da história, ele sempre figurou como um elemento fundamental da riqueza das nações, das instituições e dos indivíduos.

Mas afinal, o que é um bem imobiliário? Qual o seu mercado e que produtos oferece? Como varia e o que faz variar o seu valor? O que leva um bem imobiliário ao sucesso comercial? Qual a importância dele na economia dos países?






Que Brasil será o seu?
Diversos Articulistas e colaboradores / Editora Elemento Design Gráfico


A série Pensamentos Liberais, que está na sua 16ª edição, é resultado da articulação de conhecimentos, leituras e discussões entre os autores, associados do Instituto de Estudos Empresariais e intelectuais que, voluntariamente, colaboram com conteúdos nas áreas econômica, política e social. Participaram desta edição associados e articulistas, que abordam de diferentes pontos de vista o assunto principal. São eles: Albert Ling, Bruno Becker, Daniel Goldsztein, Eduardo Reimann, Fábio Ostermann, Fernando Loureiro Ulrich, João Pedro Kulkes, Lisiane Pratti, Lys Lenhart, Maria Lucia Karam, Renata Frare, Ricardo Santos Gomes.





Imposto de Renda no Mercado de Ações
Murillo Lo Visco / Editora Novatec


Com uma abordagem prática e linguagem acessível, o livro tem o propósito de analisar detalhadamente a tributação sobre os ganhos obtidos por pessoas físicas no mercado de ações da bolsa de valores, nas várias modalidades de negociação (à vista, a termo, futuro, opções e day trade), adotando uma abordagem prática, ampla e fundamentada.

Trata-se de um livro dirigido aos investidores do mercado de ações, independentemente do perfil de suas operações. No entanto, considerando o interesse que o tema desperta, espera-se que também seja útil a contadores, auditores, consultores, advogados, professores, estudantes e a quem mais se interessar pela matéria.






Os 50 + importantes livros em sustentabilidade
Wayne Visser - Editora Peirópolis


A obra Os 50 + importantes livros em sustentabilidade é resultado de uma enquete realizada, em 2008, entre líderes seniores e ex-alunos do Cambridge Programme for Sustainability Leadership (CPSL). “Em 2008, o CPSL iniciou um projeto ambicioso: identificar os livros mais influentes sobre sustentabilidade, entrevistar o maior número de autores possível e compilar suas descobertas em uma resenha acessível. Como resultado, temos uma coleção de uma das maiores análises dos desafios globais, sociais, ambientais e éticos com os quais nos deparamos, e as soluções criativas de que necessitamos para com eles lidar”, destaca Polly Courtice, diretora do CPSL, no texto de introdução do livro.




Advertência