Quem surpreendeu com os resultados do primeiro trimestre?

31 MAI, 2017 / POR: GUSTAVO KAHIL/MONEY TIMES -

Os resultados do primeiro trimestre surpreenderam positivamente as expectativas em 11 dos 14 setores analisados pelo Itaú BBA, mostra um relatório enviado a clientes. "Ao longo da divulgação de resultados do primeiro trimestre, tivemos um aumento considerável de surpresas positivas em relação aos trimestres anteriores", diz o banco.

De acordo com o levantamento, quase metade das empresas superaram as expectativas, "mostrando uma intensificação da tendência de melhora registrada nos últimos cinco trimestres", explicam os analisas.

Para o Itaú BBA, "essa tendência é justificada pelo esforço das empresas em cortar custos, levando a uma maior alavancagem operacional".

Vencedores e perdedores

A equipe de análise do banco ressalta os balanços da CCR (CCRO3), EcoRodovias (ECOR3), Localiza (RENT3) e Santos Brasil (STBP3) no setor de Transportes e Logística; Gerdau (GGBR4), Usiminas (USIM5) em Aço e Mineração; e CESP (CESP6), CEMIG (CMIG4), Copel (CPLE3), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (CSMG3), ENGIE Brasil (ENGI11), Sabesp (SBSP3) e AES Tietê (TIET11) no setor de Água e Saneamento.

Já os setores de Construção Civil e Alimentos e Bebidas decepcionaram, explica o Itaú BBA.

"Os setores com a maior parcela de companhias com desempenhos abaixo das expectativas foram os de Construção Civil (45%) e Alimentos e Bebidas (33%). No primeiro, cinco dentre onze companhias informaram resultados decepcionantes (CYRE3, EVEN3, GFSA3, LPSB3 e SCAR3), enquanto no segundo, duas dentre seis empresas divulgaram resultados piores do que o esperado (ABEV3 e JBSS3), de acordo com nossos analistas setoriais", opinam.