290618-Unanimidade

A unanimidade é burra, cuide para não ser enganado

29 JUN, 2018 / POR: Acionistacombr

                                   

A frase "toda a unanimidade é burra" é atribuída a Nelson Rodrigues; de certa forma usada no filme argentino Cidadão Ilustre, e nestes dias habilmente e indiretamente colocada pela Empiricus num longo texto ao qual reproduzimos apenas duas frases:"Sem contato com o contraditório, vendo diariamente as coisas em que nós já acreditamos, conversamos com a gente mesmo. Entramos numa paranoia interna, que vai reforçando e confirmando ideias que criamos sem necessariamente encontrarmos validação empírica."

Procuramos no Acionista.com.br produzir matérias com várias opiniões, divulgar textos esclarecedores e questionadores de colaboradores, publicar análises e carteiras sugeridas de várias corretoras, justamente para que nosso leitor possa ler, comparar e avaliar por si próprio a melhor opção de investimento. Usamos as redes sociais para ampliar ainda mais o alcance destes materiais.

Observamos todos os dias pesquisas, jornais e revistas tendenciosos em seus posicionamentos, assim como as redes sociais filtrando nossas preferências e mostrando aquilo que supõe que desejamos. Quanto mais vemos e ouvimos aquilo que concordamos, mais achamos que estamos certos. E aí está o erro!

Estar em contato com opiniões diferentes, nos faz questionar as nossas, permitindo-nos manter ou mudar de ideia.

Boletins - Destaques do Mercado - é atualizado todas as manhãs com materiais de no mínimo 6 corretoras.

Investimentos - semanalmente aborda um ativo financeiro - Tesouro-Ações-LCI-LCA-Dolar, etc- com no mínimo 2 opiniões.

Agenda e Resultados Trimestrais - para quem gosta de bolsa, a época dos resultados trimestrais, permite que acompanhe as divulgações, inclusive participando das teleconferências que são de livre acesso para qualquer interessado.

Procure por qualidade de informação e procure por opiniões diferentes da sua. Óbvio que a unanimidade é um indicativo, mas o divergente sempre fará pensar e examinar mais minuciosamente nossa opinião e não tenha medo de também divergir, porque hoje com as informações superficiais despejadas em nosso colo todo dia, a unanimidade pode ser sim burra e estar muito errada.