Às vezes o barato sai caro

Corretagem zero, existe? Quem paga a conta?

28 SET, 2018 / POR: ACIONISTA.COM.BR

                                   

Há alguns dias temos sido bombardeados com propagandas de aalguns bancos e corretoras que primeiro zeraram a taxa sobre aplicações no Tesouro Direto. Agora algumas corretoras de valores mobiliários promovem corretagem zero para alguns ou todos seus produtos.

Sim, a taxa zero existe e a primeira impressão que surge é: que ótimo para o investidor, menos custos, mais rentabilidade.

Entretanto, você já se questionou se realmente são os mesmos serviços? A mesma qualidade? O fato de receber "tudo" de graça também não lhe permite questionar determinados serviços.

Será que isso afetará na hora de investir? Talvez um sistema que não funcione no momento necessário, ou um trade sair do ar no meio do pregão. Você já pensou nesses riscos?

Há a famosa frase:

"Às vezes o barato sai caro".

O objetivo deste artigo não é levar você a deixar de fazer algo ou incentivá-lo do contrário, mas sim chamar sua atenção para botar os pés do chão e não agir em momento de euforia, colocando em risco algo que certamente se VOCÊ perder não será agradável. No Acionista.com.br, somos imparciais quando se trata de recomendar o que é melhor. É nosso dever alertar os leitores para que decidam com consciência, principalmente quando se trata de seus investimentos. Estar ciente dos riscos é importantíssimo para tomar uma decisão.

A segunda observação, e como sobreviverão as corretoras? Apenas as taxas de intermediação estão sendo zeradas. Há outros ganhos via bolsa de valores e via sistema financeiro.

Os ganhos podem não ser explícitos, será no "spread" das operações, isto é no ganho entre a diferença da compra e da venda do produto final para o investidor na renda fixa.

É uma diminuição de ganhos para as corretoras sim, e a concorrência está fazendo com que disputem o cliente de todas as formas.


E é aí que o cliente deve estar atento:

a) A oferta é permanente ou por tempo limitado?

b) Há valores mínimos ou tempo mínimo de investimento para ter taxa zero?

c) A taxa zero é para todo tipo de operação ou somente via Home Broker?

d) A corretora oferece serviços de assessoria e disponibiliza materiais para você investir com conhecimento mesmo com cobrança de taxa zero?


Todo serviço de qualidade tem um custo para ser mantido. Sistema rápido e seguro, conteúdo e análises para tomada de decisões, consultas online ou por telefone têm um preço. Obviamente, com menos custos, há menos serviço.

Fique atento, para não tomar riscos sem necessidade. Eles podem sair muito mais caro do que as taxasque foram zeradas.

A sua rentabilidade também está associada a escolhas bem orientadas.

Fique atento!