Noções moeda

Veja as 3 principais funções da moeda na economia

2018 / POR: ACIONISTA.COM.BR

                                   

Já não é de hoje que se fala da necessidade de o brasileiro estar mais por dentro do mundo dos negócios e em aprimorar sua educação financeira para melhorar sua qualidade de investimento. A variedade de opção é enorme e por falta de conhecimento muitas vezes faz com que o medo em investir prevaleça e leve o público a escolher deixar seu dinheiro na poupança ou a seguir ideias de gerentes de bancos que muitas vezes oferecem o melhor investimento para o banco e não para você!

Portanto esta série de matérias que começaremos a oferecer tem como objetivo introduzir certos conceitos de mercado para ajudar aquele que deseja ingressar no mundo da economia em busca de conhecimento.

Pois já dizia Benjamin Franklin:

"Investir em conhecimento rende os melhores juros".
Você sabe quais as três principais funções da moeda?

Nas economias mundiais a moeda é o principal mecanismo de troca (1), é através dela que são realizadas a maior parte das transações financeiras e econômicas. Sem restrições, são aceitas em todo tipo de compra de bens e mercadorias ou serviços. Também pode ser vista como uma unidade de medida (2), pois é através dela que se torna possível definir o preço dos bens e serviços, expresso através de números. E como reserva de valor (3), pois podemos optar por guardar, acumulando e formando um patrimônio, para no futuro usar para alguma compra almejada.

Cada pessoa tem diferentes decisões sobre o que fazer com a moeda (dinheiro) que possui. E é neste momento que os movimentos econômicos começam a aparecer. Liquidez é tudo aquilo fácil de comprar e vender, ou seja, fácil de ser transformado em moeda. Portanto aqui vai uma primeira ideia de visão para os investimentos, entenda a liquidez de seus negócios. Em uma compra de algum material ou serviço se você precisar vender ou se desfazer será fácil fazer? No investimento, se você enfrentar um contratempo poderá ter rapidamente o dinheiro na sua mão sem que ele se desvalorize?

Na hora de investir, questione-se! Isso ajudará a tomar a melhor decisão!


Veja mais: