Tesoura cortando %

Taxa Selic: teremos mais um corte?

15 MAI, 2018 / POR: ACIONISTA.COM.BR

                                   

Amanhã sai a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, quando decidirá se terá ou não um novo corte de 0,25%. Se acontecer este novo corte será o menor índice desde 1986. Porém previsões menos otimistas para o crescimento econômico e a taxa de câmbio neste ano se movimentando para um tom de pessimismo, levando o mercado doméstico a desafiar o Banco Central, que testa a possibilidade de intervenção no câmbio e coloca em dúvida sobre qual será a próxima decisão das autoridade monetárias.

Richard Wahba, Diretor da Garín Investimentos, diz que o mercado esperava por este corte, mesmo com as últimas movimentações do dólar em alta e com a inflação em baixa. A redução terá pouco impacto na economia, devido às incertezas eleitorais que se apresentam impedindo assim, as intenções de consumos e investimentos.

"Bancos não repassarão este mesmo percentual, pois estão receosos com inadimplência em um cenário de menor crescimento", reforça Wahba.

Segundo a pesquisa Focus a expectativa da Taxa Selic ficou para 6,25% e 8,00% em 2018 e 2019 respectivamente.

Já para o IPCA foi de 3,45% para 2018 e 4,00% em 2019, permanecendo nesta trajetória.

O Copom, na última reunião de abril deixou claro que este deve ser o último corte, e que a partir do próximo semestre teremos uma elevação na taxa de juros gradualmente. Se ocorrer esta previsão, muitos que acreditavam nos juros baixos e contraíram empréstimos levarão um susto, porque os juros subirão e suas dívidas estarão mais altas.