BTG joga a toalha e projeta corte de 100 pontos-base para Selic em abril

15 MAR, 2017 / POR: GUSTAVO KAHIL/MONEY TIMES -

O BTG Pactual "jogou a toalha" e agora espera um corte de 100 pontos-base na Selica para a próxima reunião do Copom em 12 de abril. "A última divulgação de sexta-feira do IPCA nos levou a jogar a toalha em nossa projeção de 75 pontos-base", afirmam os economistas Eduardo Loyo e Claudio Ferraz.

A inflação oficial ficou em 0,33% em fevereiro deste ano. A taxa é inferior ao 0,38% de janeiro e ao 0,90% de fevereiro do ano passado. A inflação de 0,33% é a mais baixa para os meses de fevereiro, desde o ano 2000, quando ficou em 0,13%.

"A questão não é saber se a surpresa foi suficientemente significativa para mudar o ritmo de flexibilização que consideramos melhor, mas se foi suficientemente significativo para inclinar a decisão do próximo mês, considerando o que o Copom sinalizou a respeito", ressaltam.

O banco agora espera dois cortes consecutivos de 100 pontos-base, seguidos de um de 75 pontos-base em julho e um final de 50 pontos-base em setembro. Com isso, a taxa encerraria o ano a 9%.

"Ao deixar explicitamente a porta aberta para um movimento maior que os mercados já estavam ansiando para ver e, após tal abertura, se tornarem ainda mais entusiasmados, o Banco Central revelou uma predisposição palpável para acelerar ainda mais o ritmo de cortes", destacam Loyo e Ferraz.