Fundo Imobiliário

Fundo Imobiliário - Quando vale a pena investir?

14 SET, 2017 / POR: GUERATTO PRESS

                                   

"Uma desvantagem importante é a sua liquidez, pois, costuma ser mais baixa, o que o torna um investimento muito mais arriscado", afirma André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) são um tipo de investimento que ganhou força entre os investidores nos últimos anos. Os Fundos Imobiliários são investimentos formados por um grupo de investidores, cujo objetivo principal é alocar o capital em negócios do segmento imobiliário e conquistar retornos financeiros através das locações, arrendamentos, venda de imóveis, e muitas outras atividades que permitam rendimentos dentro deste segmento. Porém, estes fundos possuem vantagens e desvantagens em relação a outras opções de investimentos disponíveis no Brasil. A escolha em relação a investir ou não em FII vai depender do seu perfil de investidor e dos seus objetivos quanto aos seus investimentos e os respectivos rendimentos. "Para pequenos investidores com baixo capital, no entanto, os Fundos Imobiliários podem, apesar da baixa liquidez, ser uma excelente opção para compor suas carteiras de investimento", afirma André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor.

O Educador Financeiro do Blog de Valor, André Bona, apontou as principais vantagens e desvantagens deste investimento.

• A principal vantagem deste tipo de investimento é a possibilidade de valorização das cotas destes fundos e a facilidade que eles oferecem a todos os investidores, permitindo que qualquer um possa participar destas cotas e ter acesso a rendimentos oriundos de diversos negócios sem, necessariamente, precisar investir em cada um deles. Desta forma, você evita a burocracia de comprar um imóvel, por exemplo, e ainda diminui seus riscos - uma vez que seu capital estará alocado em um conjunto de imóveis e negócios do setor, diversificando seus investimentos.

• O baixo custo do investimento também é fator decisivo e uma das grandes vantagens para o pequeno e médio investidor. Isso porque é possível participar de um Fundo Imobiliário e comprar ativos investindo pouco. Além disso, vale a pena lembrar que os rendimentos pagos pelos fundos são isentos de Imposto de Renda para pessoa física no caso de Fundos de Investimento Imobiliário com 50 cotistas ou mais.

• Existe uma desvantagem muito importante: sua liquidez, pois, ela costuma ser mais baixa que outros investimentos semelhantes, o que poderá fazer dos Fundos Imobiliários, um investimento muito mais arriscado.

• Os Fundos Imobiliários não permitem que o investidor resgate suas cotas antes do prazo de duração do fundo - que pode ser, inclusive, indeterminado. Obrigando o investidor a negociar suas cotas, caso deseje, em um mercado secundário, correndo o risco de não conseguir negociá-las e resgatar seu capital.

Sobre André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a melhorar a rentabilidade de seus ativos. Durante anos, foi sócio da Valor Investimentos, uma das maiores empresas de assessoria de investimentos no país.

Atualmente, como um dos educadores financeiros mais conhecidos do país, chegando aos 100 mil inscritos no seu canal no youtube. É criador do método "O Investimento Perfeito", cuja filosofia e diferencial constam no fato de que as decisões de investimento são tomadas em função de projetos pessoais de cada um.

Sobre o Blog de Valor

Criado em 2011 com a iniciativa de André Bona, o Blog de Valor, tem como missão contribuir para que as decisões financeiras de seus leitores se tornem cada vez mais conscientes, trazendo melhor qualidade de vida financeira através de uma linguagem simples e direta.

Em 2012 iniciou o canal de vídeos na internet e em 2015 foi convidado para participar do programa de desenvolvimento do Youtube, com executivos da sede da empresa no Califórnia - USA. A sua produção educacional tem sempre como finalidade auxiliar pessoas e famílias a compreender melhor o mercado financeiro, por meio de conteúdos de fácil linguagem. Hoje seu canal possui quase 100 mil inscritos e sua página no Facebook possui mais de 85 mil seguidores. Além disso, outros 130 mil leitores recebem newsletter do blog por e-mail semanalmente.