Investidor experiente e um iniciante

4 mitos que todo investidor iniciante acredita sobre a bolsa de valores

2018 / POR: ACIONISTA.COM.BR

                                   

A procura por novas alternativas de investimento cresce a cada dia, apesar do brasileiro não ter a cultura financeira. Porém, a variedade de opções é inerente e isso gera dúvidas e inseguranças que por muitas vezes afastam aqueles não possuem tanto conhecimento no assunto.

Quando falamos de ações/bolsa de valores podemos nos deparar com diversas informações; desde a que informa que este é um ambiente de altíssimo risco até a que este é o ambiente que promete retornos gigantescos e fáceis. A realidade é que não há nada fácil, os resultados aparecem com trabalho e conhecimento; e a exposição ao risco depende de cada investidor sendo possível medir e controlar esta exposição. Então o mercado tem espaço para todos e todos os perfis de investidores.

O importante aqui é trazer a você a credibilidade da matéria e deixar claro os riscos, pois é fundamental sentir-se seguro para investir antes mesmo de iniciar os investimento e compreender que o lucro será obtido com o trabalho envolvendo pesquisa, estudo, estar constantemente aprendendo e atualizado nas notícias para conseguir entender e saber o momento certo de aproveitar a oportunidade que o mercado oferece, as ações são apenas o método que será conquistado e não o protagonista do sucesso!

1. Investir em ações traz retorno rápido

Comprar e vender ações pode sim trazer bons lucros, mas é preciso saber a hora certa de fazer isso. Muitos acreditam que o retorno do que se investe ocorre de maneira rápida e com altos valores; mas não é bem assim que acontece, é preciso ter paciência, estudo, estar disposto a perder algum dinheiro em alguns casos para aprender a lucrar neste mercado. O que muitas vezes acontece é que investidores ao se depararem com esta realidade se desiludem e entram em desespero. Então este mercado é sim um ambiente de oportunidades, mas paciência e conhecimento são essenciais para ter sucesso nele.

2. Com ações o dinheiro vem sem esforço

Infelizmente esta não é uma realidade. Só porque é possível operar no mercado sem sair de casa, de fácil manuseio nas plataformas e com oportunidades todos os dias para se obter lucros não significa que é fácil. É preciso de dedicação, conhecimento, ter acesso às informações, estar sempre atualizado e preparado para os contratempos, pois quedas repentinas ocorrem e surpresas aparecem.

3. É preciso de muito dinheiro para investir na bolsa

Mais um erro, não é verdade. Esta frase que muito se escuta por quem não investe e que ainda agrega dizendo que é um investimento só para pessoas ricas. Porém na bolsa é possível operar com pequenas quantias. Podendo ser efetuadas de maneira gradual, pensando no crescimento em longo prazo e retornos com a evolução do grupo de ações (carteira de ações) que se adquire. Vale ficar atento para as taxas de bancos e corretoras, pesquisar qual oferece as melhores opções é importante.

4. Só dá para aplicar na bolsa se for um especialista

Pode parecer complicado quando se observam aqueles gráficos de traders, análises de especialistas de maneira mais fundamentada e operações por profissionais mais complexas; isso, para o leigo, assusta e muitas vezes afasta fazendo parecer que este ambiente não tem espaço para investidores com menor conhecimento ou iniciantes. Mas isso não é verdade. A bolsa não é só para especialistas, o importante é estar bem informado. Tudo que você precisa é acessar ambientes com informação de qualidade, estar atento nas notícias do mercado e nos alertas das companhias que lhe permitam avaliar se vale ou não a pena investir na empresa escolhida.

Importante saber também, que você pode começar a comprar ações com o auxílio de um profissional da corretora escolhida e só quando se sentir seguro passar a investir sozinho via as plataformas oferecidas. E nunca se esqueça! A decisão final de onde investir é sempre do investidor, ou seja, você!