Deflação

Deflação e tudo indica novo corte da Taxa Selic

12 MAR, 2018 / POR: ACIONISTA.COM.BR

                                   

Com relação ao Relatório Focus, emitido nesta segunda-feira (12) pelo Banco Central, tudo indica que teremos um novo corte nos juros para uma Taxa Selic a 6,50%.

Enquanto as apostas eram para uma manutenção das taxas em 6,75%, resultados econômicos indicam que a inflação se mantém em níveis baixos, gerando otimismo nos economistas para rever projeções da Selic. Números do IPCA, Índice de Preços ao Consumidor medido mês a mês pelo IBGE para medir a variação de preços do mercado para o consumidor final, representando o índice oficial da inflação do Brasil mostram uma baixa pressão sobre os preços. Outro dado que também reforça esta possibilidade de mais um corte de 25 pontos-base é o dado divulgado na última sexta-feira(9) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), indicador responsável por medir a taxa de inflação na capital paulista, registrou deflação de 0,42%, a mais intensa desde novembro de 1998 (-0,44%).

A estratégia de manter uma política de manutenção está gerando uma retomada na atividade de forma gradual, porém com a inflação surpreendendo, se justifica o corte em caso de confirmação de Selic a 6,50%.

Fontes: Reuters, Estadão, Valor e GaúchaZH.