BC pode fazer "paradinha" antes de levar o juro a 7%

11 JUL, 2017 / POR: GUSTAVO KAHIL, MONEY TIMES

                          

O Banco Central poderá adotar uma estratégia cautelosa para prosseguir com o corte do juro após alcançar o patamar de 8%, avalia o Banco Fibra em um relatório enviado a clientes nesta segunda-feira (10).

O economista-chefe, Cristiano Oliveira, projeta a Selic em 7% no final do ciclo de queda da Selic. O relatório Focus do Banco Central, que concentra as opiniões do mercado, mostrou a mudança da projeção para 2017 de 8,5% para 8,25% e de 8,25% para 8% no ano que vem.

"Desde o início da atual crise política entendemos seu caráter desinflacionário e, portanto, não alteramos em nenhum momento nossa estimativa oficial para a condução da política monetária doméstica", ressalta Oliveira.

O Fibra estima que a Selic atinja 8% no final de 2017. Neste momento, pontua o economista, o Copom poderá optar por um intervalo de três a cinco meses. "A segunda parte do ciclo pode não ocorrer em caso de piora significativa do cenário político que impacte a percepção de risco-país e a taxa de câmbio", pondera.