A Estática Patrimonial

Índice

Por Rodrigo Antonio Chaves da Silva*

 

A estática é um aspecto de observação do patrimônio dinâmico, ou um campo de estudos especiais. Constitui ser, portanto, a posição patrimonial em um dado momento.

Logo, num instante, se demonstra a coordenação patrimonial, seja na sua constituição em qualidade e quantidade, seja na sua relação com o sistema de lucro, nos custos, despesas, receitas, e resultados.

Como o patrimônio é um objeto presente na natureza, as leis dos movimentos comprovadas pela física como a inércia, a ação e reação, atingem a sua massa.

As leis da física estudaram e estudam a estática da matéria, com condições inteiramente peculiares à sua forma de observação, que condiz com a finalidade desta mesma disciplina (analisar o movimento e a ausência deste).

Contudo, as leis do movimento em todos os casos, se aplicam à contabilidade, obstante, na sua própria forma de observar o seu objeto, com o fito de eficácia.

O aspecto de estática do patrimônio não representa uma situação “inerte” da riqueza.

A inércia no objeto contábil não existe, porque, mesmo em casos de lentidão dinâmica, o patrimônio se movimenta constantemente.

Quando abordava sobre os aspectos estáticos, Masi (pai desta doutrina, e da teoria patrimonial na contabilidade), dizia que nos elementos estáticos existiam, contidos, sinais dinâmicos.

O estático é produto de uma vida dinâmica.

Por exemplo, se um Balanço Patrimonial possui um caixa de $ 1.000,00 no final de ano, aparentemente, este valor vai parecer somente se os mesmos $ 1.000,00 forem movimentados.

Ou seja, no sentido estático transparece tal quantidade, contudo, tal valor se está onde está, no valor que está, é porque houve um grau de movimento, que sustentou e resultou neste valor final.

No aspecto estático, encerra-se, muitos elementos dinâmicos, muitos fenômenos, muitas influências ambientais, etc.

O estático é resultado da dinâmica.

Pode-se considerar o estático, como uma “foto” do patrimônio em movimento, com esta foto é que designamos o seu estado, provindo de todo um processo temporal.

Pela fotografia se observa uma pessoa ou um ser.

A fotografia do patrimônio possui muito mais detalhes do que uma fotografia comum.

As fotografias do patrimônio são várias, por elas avaliamos a sua dinâmica; chamamos as tais, de demonstrações Contábeis.

Mais do que produzir a informação, a contabilidade permite a explicação dessa informação.

Explicar a estática é mais importante que demonstrá-la, já que esta função está na responsabilidade dos computadores que no processo de cálculo já produzem a tipologia demonstrativa.

Os detalhes dos fenômenos dinâmicos impressos na estática, permitem conclusões sobre a sanidade patrimonial.

Pela estática, podemos avaliar as funções financeiras e redituais que atinem à riqueza administrada.

Portanto, a estática é um aspecto de estudo do conhecimento contábil, de suma importância para a análise e comprovação da prosperidade patrimonial e respectiva orientação.

 


* Rodrigo Antônio Chaves da Silva: Bacharel em Ciências Contábeis, pesquisador, prestador de serviços de consultoria empresarial, membro da ACIN (Associação Científica Internacional Neopatrimonialista), e do Clube de Tablero Comando da Argentina.

*Este artigo expressa a opinião do seu autor. O Acionista.com.br não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações dadas no artigo ou por eventuais prejuízos de qualquer natureza em conseqüência do uso destas informações.
Advertência: As informações econômico financeiras apresentadas no Acionista.com.br são extraídas de fontes de domínio público, consideradas confiáveis. Entretanto, estas informações estão sujeitas a imprecisões e erros pelos quais não nos responsabilizamos.
As opiniões de analistas, assim como os dados e informações de empresas aqui publicadas são de responsabilidade única de seus autores e suas fontes.
O objetivo deste portal é suprir o mercado e seus clientes de dados e informações bem como conteúdos sobre mercado financeiro, acionário e de empresas. As decisões sobre investimentos são pessoais, não podendo ser imputado ao acionista.com.br nenhuma responsabilização por prejuízos que eventualmente investidores ou internautas, venham a sofrer.
O acionista.com.br procura identificar e divulgar endereços na Internet voltados ao mercado de informação, visando manter informado seus usuários mais exigentes com uma seleção criteriosa de endereços eletrônicos. Essa divulgação é de forma única, e os domínios divulgados são direcionados a todos os internautas por serem de domínio público. Contudo, enfatizamos que não oferecemos nenhuma garantia a sua integralidade e exatidão, não gerando portanto qualquer feito legal.