Suzano dispara 8% após anúncio de ida ao Novo Mercado

02 AGO, 2017 / POR: GUSTAVO KAHIL, MONEY TIMES

                          

As ações da Suzano (SUZB5) devem disparam 8% na sessão desta terça-feira (1) como reação ao anúncio da empresa de ir ao Novo Mercado feito na noite de segunda-feira (31). Com o processo, as duas classes de ações (SUZB5 e SUZB6) serão unificadas em apenas uma (SUZB3). A proporção será de 1 por 1.

"Esperamos uma forte reação positiva das ações da SUZB5 após o anúncio. É um importante marco histórico para o mercado de capitais do Brasil e especialmente para a Suzano", explicam os analistas do Credit Suisse Ivano Westin, Renan Criscio e Rafael Cunha. O preço-alvo de R$ 18 e a recomendação "outperform", o mesmo que compra, foram reiterados.

A Suzano avalia que, além dos ganhos de liquidez às ações, a migração possibilitará a concessão do direito de voto pleno em assembleias gerais e do direito dos acionistas não-controladores de venda conjunta de suas ações pelo mesmo preço pago aos acionistas controladores, em caso de alienação de controle a terceiros (tag along integral).

"A notícia apoia nossa visão de que o desconto atual de ações SUZB5 para os pares é injusto. Acreditamos que o anúncio deve ser um gatilho inicial para reduzir esse desconto, especialmente porque os acionistas controladores não solicitaram um prêmio de controle, diferente das transações recentes no setor (Valepar 10% e Klabin 15%)", ressaltam os analistas.

O BTG Pactual vê a notícia como muito positiva e reiterou a recomendação de compra e a posição de "top pick" da empresa.

"Nós calculamos que o potencial de reavaliação teórica para ação seria superior a 20% ao longo do tempo. Este cenário conduziria confortavelmente a ação para nosso preço-alvo de R$ 18. Também ficamos satisfeitos por ver que o grupo de controle não reivindicou um prêmio (de controle) na proposta - o que consideramos amigável ao minoritário", destacam Leonardo Correa e Gerard Roure.

O grupo de controle, da família Feffer, ainda possui 56% do capital total.