O investidor e a tecnologia

Confira cinco sites e aplicativos essenciais para o investidor

18 JUL, 2018 / Jornalista Responsável: Grazieli Binkowski

                                   

A tecnologia tem trazido um universo de sites, aplicativos e simuladores que podem ajudar o investidor a tomar suas decisões – e gratuitos. Estar preparado para imprevistos e saber comparar as opções são os segredos do investidor de sucesso, e estes serviços podem ser a ponte para aumentar as chances de faturar mais nas aplicações. Confira!

Os sites e aplicativos abaixo são indicados pelos consultores financeiros em razão da confiabilidade, da boa reputação nas lojas de aplicativos e da não necessidade de assinatura ou compartilhamento de dados para ter acesso ao conteúdo. Também foi levada em conta a independência em relação a distribuidoras e corretoras.


Fontes:consultores financeiros Adriano Severo, Alfredo Meneghetti Neto e Jó Adriano Cruz.

Yubb

É um buscador de investimentos gratuito, e para começar a usar basta digitar o valor da aplicação e o número de meses que deixará o dinheiro que o site listará as aplicações mais adequadas. É possível selecionar entre renda fixa/variável e fundos de investimento, inclusive fazendo um recorte do órgão emissor ou da corretora de sua preferência. A vantagem é poder comparar diferentes tipos de aplicação: por exemplo, ao selecionar investimento de R$ 25 mil para um prazo de 24 meses, são listados 252 tipos de investimentos, e, em um recorte específico para CDBs, encontra-se expectativa de retorno que pode chegar a até 11,3% ao ano (opção oferecida pela Guide Investimentos). Na opção logada (também gratuita) é possível criar um alerta para quando for identificado um investimento atraente dentro de suas preferências.

Site Yubb


Focalise

Oferece uma série de cursos e palestras gratuitas sobre investimentos e o mercado de capitais. Na área de palestras, por exemplo, é possível assistir apresentações em vídeos sobre trades, ETF, uso de robôs, mindset do investidor de alta performance e gestão de risco da carteira. Algumas palestras são ao vivo, com participação dos internautas – é possível se inscrever antes para reservar lugar –, mas várias outras são gravações, ainda assim interessantes. Nem todas apresentações primam pela qualidade de som e imagem, mas o conteúdo pode compensar. Para assistir, basta fazer um breve cadastro com nome e e-mail.

Site Focalise


Clube dos Poupadores

Além de palestras sobre temas mais básicos de educação financeira, o site oferece calculadoras precisas e simples para simular juros compostos das aplicações. Com elas, pode-se calcular ganhos em investimentos como caderneta de poupança, fundos, tesouro direto, CDB, ou qualquer outra modalidade aplicação financeira de renda fixa. Há opções com aplicação inicial ou apenas aportes mensais, e índices como CDI e taxa de administração podem ser alterados da configuração. Os resultados são apresentados também em gráfico, facilitando a identificação do que é ganho com juro e o montante acumulado.

Site Clube dos Poupadores


Renda Fixa

*Disponível também na App Store e Google Play.

Apresenta de forma clara os indicadores mais essenciais para a tomada de decisão do investidor, como índices, CDI, Selic, câmbio do dia, rendimento e criptomoedas. Na aba de investimentos, pode-se buscar informações sobre operações estruturadas, robôs e renda fixa. Um painel ajuda a configurar o tipo de aplicação desejada: prazo de vencimento, alíquota de imposto de renda, grau de risco, valor mínimo, rentabilidade, distribuidores e emissores, por exemplo. Ao selecionar um tipo de aplicação, o site lista opções similares, o que facilita a comparação. Em um clique, o investidor é direcionado ao link da corretora.

Site App Renda Fixa


Investing

*Disponível na App Store e Google Play.

Aplicativo para smartphones que apresenta de forma organizada as cotações em tempo real de commodities como petróleo, minério de ferro, soja e trigo, assim como a variação de câmbio e bolsas internacionais. A função calendário econômico envia alertas para que o investidor não perca os principais eventos econômicos ao redor do mundo, como vencimentos de títulos e decisões de bancos centrais. Também oferece análises técnicas e a opção de organizar a carteira dentro do aplicativo, monitorando-a em tempo real.

Site Investing Mobile


Acionista.com.br

E é claro, que além destes sites e aplicativos você tem o Acionista.com.br e o Aplicativo Acionista.com.br também disponível gratuitamente na App Store e Google Play.

Nele, você que gosta do mercado acionário, tem Agendas de Assembleias e Resultados Trimestrais, Fatos Relevantes das Cias Abertas, Artigos e os Boletins da Corretoras, com os destaques do mercado, para ler e comparar as opiniões diariamente.

Site Acionista.com.br