Banco do Brasil


Comunicado ao Mercado - Aldemir Bendine é nomeado presidente do BB

O Banco do Brasil comunica que o Exmo. Sr. Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de Decreto de 22/04/2009, publicado no D.O.U. nesta data, nomeou o Sr. Aldemir Bendine para ocupar o cargo de Presidente do Banco do Brasil.

Informamos, ainda, que o Presidente do Conselho de Administração aprovou, ouvidos os demais conselheiros, em 23/04/2009, ad referendum, a eleição, complementando o mandato 2007-2010, dos funcionários abaixo para exercerem os seguintes cargos de vice-presidente:

- Alexandre Corrêa Abreu, para a Vice-Presidência de Varejo e Distribuição;

- Allan Simões Toledo, para a Vice-Presidência de Negócios Internacionais e Atacado;

- Paulo Rogério Caffarelli, para a Vice-Presidência de Cartões e Novos Negócios de Varejo;

- Ricardo Antonio de Oliveira, para a Vice-Presidência de Governo;

- Ricardo José da Costa Flores, para a Vice-Presidência de Crédito, Controladoria e Risco Global; e

- Robson Rocha, para a Vice-Presidência de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Socioambiental.


Aldemir Bendine tem 45 anos, é funcionário de carreira do BB com 30 anos de Casa e ocupava o cargo de Vice-Presidente de Cartões e Novos Negócios de Varejo. É Graduado em Administração de Empresas com MBA Finanças e Formação Geral para Altos Executivos. Ocupou, também, os cargos de Vice-Presidente de Varejo e Distribuição, Secretário-Executivo do Conselho Diretor, Gerente-executivo da Diretoria de Varejo e gerente de agência. De igual modo, tem exercido cargos representativos como Diretor-executivo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Diretor-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços (Abecs), presidente do Conselho de Administração da CBSS (Visa Vale), Diretor-presidente da BB Administradora de Cartões e BB Administradora de Consórcios.

Alexandre Corrêa Abreu, 43 anos, 22 de Banco do Brasil e ocupava o cargo de Diretor de Seguridade, Previdência e Capitalização. Graduado em Administração de Empresas com MBA em marketing na PUC-RJ e formação geral na USP – SP. Exerceu as funções de Gerente Geral, Gerente de Divisão e Gerente Regional na Superintendência de São Paulo. Na Direção Geral, foi Gerente Executivo na Unidade de Internet e na Diretoria de Varejo e Diretor de Cartões.

Allan Simões Toledo, 41 anos, 27 de Casa e ocupava o cargo de Diretor Comercial. É graduado em Administração de Empresas com Pós-Graduação em Finanças pela Álvares Penteado, MBA em Agronegócios e MBA Negócios e Finanças Internacionais, ambos pela USP. Tomou posse no BB como Menor Aprendiz e exerceu as funções de Gerente de Contas, de Negócios, Gerente Geral de agência e Gerente Executivo. Ocupava também os cargos Diretor Gerente da BB Leasing, Membro do Conselho da BB Securities Ltd – Londres e Nova Iorque e da BB Previdência.

Paulo Rogério Caffarelli, 43 anos, 28 anos de Banco do Brasil, ocupava o cargo de Diretor de Novos Negócios de Varejo. É graduado em Direito, com Pós-Graduação em Comércio Exterior, Direito no Comércio Internacional, Finanças e Direito Societário e Mestrado em Economia pela Universidade de Brasília. Iniciou sua carreira no BB como Menor Aprendiz, exerceu cargo de gerente executivo na Diretoria de Distribuição, Diretor de Logística, Diretor de Marketing e Comunicação. É Vice-Presidente da ABECIP – Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança.

Ricardo Antonio de Oliveira, 41 anos, 27 anos de Empresa, ocupava o cargo de Assessor Especial do Presidente do Banco do Brasil. Iniciou sua carreira no BB como Menor Aprendiz, exerceu funções em agências e na Superintendência de São Paulo, onde ocupou a Chefia de Gabinete do Superintendente. Desde 2001, ocupa o cargo de Diretor de Relações Institucionais da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), responsável pelo relacionamento da Entidade com a Presidência da República, Ministérios e Congresso Nacional.

Ricardo José da Costa Flores, 45 anos, 30 anos de Banco do Brasil, ocupava o cargo de Vice-Presidente de Governo. É Economista, possui Pós-Graduação em Projetos de Investimento e MBA em Controladoria. Iniciou carreira no BB como Menor Aprendiz. Desde junho de 2008, ocupava cargo no Conselho de Administração da Nossa Caixa. Foi Gerente-Executivo na Diretoria de Crédito e na Unidade de Recuperação de Créditos. Ocupou o cargo de Diretor de Reestruturação de Ativos Operacionais e de Seguridade. Ocupou também a presidência da Federação Nacional das Empresas de Capitalização (Fenacap), e Vice-Presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização.

Robson Rocha, 50 anos, 28 anos de Banco do Brasil, ocupava o cargo de Diretor de Menor Renda. É formado em Administração de Empresas, com MBA Altos Executivos, MBA em Finanças, Pós-Graduação em Recursos Humanos e Mestrado em Marketing. Atuou também como Diretor do Banco Popular do Brasil e posteriormente Presidente.

Brasília, 23 de abril de 2009.

Marco Geovanne Tobias da Silva
Gerente Geral de Relações com Investidores