ARACRUZ NOTÍCIAS

Edição 242  |  25 de abril de 2007


Das árvores aos lares

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Aracruz Celulose divulgam o relatório “Das Arvores aos Lares”, em eventos realizados hoje (25/04) em Porto Alegre (RS) e amanhã (26/04) em Vitória (ES). Trata-se de um estudo realizado pela FGV Projetos, sobre a importância socioeconômica da companhia para o país e as regiões onde atua. O relatório apresenta com detalhes os elos da produção de celulose, e aponta a relevância da Aracruz para a geração de riquezas – emprego e renda, impostos e divisas – para o país e, especificamente, para os Estados do Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Segundo o trabalho, as divisas procedentes das exportações da companhia, no valor de US$ 1 bilhão em 2005, seriam suficientes para pagar as importações brasileiras de trigo, farinha de trigo, leite, laticínios, carnes e livros, realizadas no mesmo ano. O relatório aponta ainda que, entre 1998 e 2005, o ritmo de expansão da Aracruz foi cinco vezes o do Brasil. Enquanto a taxa anual de crescimento da produção física da companhia foi de 11,6% no mesmo período, a economia brasileira cresceu 2,29% ao ano. O estudo estará disponível no endereço www.aracruz.com.br a partir de amanhã (26/04).

Aracruz é uma das melhores em cidadania corporativa

A Aracruz está entre as 10 melhores empresas do ranking das 100 melhores empresas em cidadania corporativa, elaborado pela revista Gestão e RH. A quarta edição do "Prêmio RH Cidadania Empresarial" avaliou 1.150 organizações dos setores industrial, comercial e de prestação de serviços, que atuam na economia nacional. Seu objetivo foi entender a adoção, por parte das empresas, de práticas de responsabilidade socioambiental, assim como a atuação dos gestores e dos colaboradores dessas organizações na área. A coleta de dados foi feita através de pesquisa aos portais das empresas na internet, e questionários eletrônicos que foram encaminhados diretamente aos executivos das "1.000 Maiores Empresas Brasileiras" (da revista Exame) e das "150 Melhores Empresas para se Trabalhar" (revistas Exame e Você S/A). A Aracruz recebeu o prêmio na segunda-feira (23/04), durante evento realizado em São Paulo.

Relatório Anual e de Sustentabilidade 2006

A Aracruz lançou, em 19/04, seu Relatório Anual e de Sustentabilidade de 2006, que integra em uma única publicação aspectos sociais, ambientais e econômico-financeiros da companhia. O relatório passou pela verificação independente do Bureau Veritas Certification, e recebeu duas avaliações externas adicionais, realizadas por especialistas em meio-ambiente e sustentabilidade. Pela primeira vez foi incluído na publicação um índice remissivo com os indicadores do Global Reporting Initiative e com os princípios do UN Global Compact. O relatório pode ser acessado no endereço: www.aracruz.com.br/minisites/ra2006.

Posicionamentos disponíveis na internet

O portal institucional da Aracruz disponibiliza aos internautas informações sobre temas relacionados a sustentabilidade que são relevantes para as partes interessadas e para os negócios da empresa. Até o momento constam do portal posicionamentos sobre a questão indígena, mudanças climáticas, uso de defensivos agrícolas, biodiversidade e a importância da certificação florestal. Todos os temas são abordados de forma detalhada, retratando a posição oficial da companhia em relação a cada um deles. A divulgação do conteúdo busca fornecer aos interessados informações sobre como a companhia está lidando com questões importantes, além de abrir um canal de comunicação para receber comentários, opiniões e críticas. Outros posicionamentos estão em elaboração e em breve também estarão disponíveis no site. Para conhecer mais, acesse:  www.aracruz.com.br/aracruz/posicionamentos.

Prevenção a acidentes do trabalho

A Unidade Barra do Riacho (ES) da Aracruz, o Portocel e empresas parceiras realizam, entre 21 e 29/04, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O tema deste ano é "A segurança de cada um está ao alcance de todos". A programação da Sipat inclui atividades diversas como enduro a pé, palestras, apresentações de espetáculos teatrais, simulador de trânsito e posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Para os três turnos haverá apresentação teatral com foco em segurança, que será estendida às comunidades e familiares. Assim como em anos anteriores, foram convidadas todas 24 as empresas parceiras que têm empregados atuando na Aracruz.

Manutenção na Trilha das Aroeiras

A Trilha das Aroeiras – localizada na Unidade Barra do Riacho (ES) da Aracruz – está passando por uma limpeza. Desde a última semana, estão sendo retiradas árvores de espécies exóticas e invasoras, que não fazem parte da vegetação nativa da trilha. Em toda a área, está sendo feito um trabalho de restauração, com o plantio de espécies nativas para substituir as árvores retiradas. O objetivo da manutenção é restaurar a estrutura florestal original da região, substituindo por plantas nativas espécies exóticas como a leucena, originária da América Central, que se espalha com bastante facilidade prejudicando a recomposição ambiental no local.

Maratona de treinamentos

A turma de 11 novos operadores de máquinas, contratados pela Aracruz em março, vem recebendo, desde o dia 06/03, treinamentos sobre segurança. O objetivo é preparar os empregados para situações de risco e atender às exigências legais das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Eles tiveram aulas sobre proteção auditiva, proteção respiratória, combate a incêndios, bloqueios de fontes de energia, normas de segurança para manusear empilhadeira, moto-serra e equipamentos de guindar, além dos treinamentos para a operação nas áreas em que vão atuar. Os operadores aprenderam, ainda, técnicas de primeiros-socorros e fizeram exercícios com lições de salvamento.

Funcionários do Colégio Darwin visitam a Aracruz

Cerca de 80 professores e funcionários do colégio Darwin visitaram a Unidade Barra do Riacho (ES) da Aracruz em 14/04. O grupo conheceu a unidade fabril, o viveiro de mudas e o Portocel. “O encontro foi um marco importante para uma consolidação cada vez maior de nossa parceria. Ficou transparente e mais que evidente a seriedade e a responsabilidade social com que a Aracruz tem trabalhado ao longo de todos esses anos em nossa comunidade”, disse o diretor da escola, Fabrício Santos Silva. Os funcionários também participaram de palestras que abordaram temas como atividades florestais, produção de celulose e responsabilidade social da empresa.

Você sabia...

... que o Portocel planeja alcançar o marco de 50 milhões de toneladas de celulose exportadas até 2009? No próximo ano serão concluídas as obras da primeira etapa do projeto de expansão do terminal. Conheça mais sobre o Portocel em www.portocel.com.br.

 

ARACRUZ NOTÍCIAS
Informativo eletrônico semanal produzido pela
Gerência de Comunicação Corporativa da Aracruz Celulose

Av.Brigadeiro Faria Lima, 2277 / 4º andar
Jardim Paulistano - São Paulo
CEP 01452-000
Tel: (11) 3301-4173
E-mail: comunicacao@aracruz.com