ÍNDICE PARA INDICADORES DE MERCADO 2010

Indicadores de Mercado

 

Indicadores de Mercado
O Portal Acionista apresenta, semanalmente, tabela atualizada da evolução do Ibovespa, do volume diário de negócio, da cotação do dólar comercial americano e do Risco Brasil com breve comentário sobre as variações ocorridas no período. O gráfico representa a variação relativa     dos respectivos índices, tendo como base os índices do dia 28/12/2006 para a série de indicadores relativos ao período 2007/2011.


Acesse aqui a tabela fonte dos gráficos

Variação Percentual dos Indidicadores do Mercado
Período Ibovespa US$ R.Brasil
12 Meses (18,11) 12,5 26,9
Ano (18,11) 12,5 26,9
Mês (0,21) 3,6 (0,9)
Semana (1,64) 0,9 5,7
 
 

Comentários

Semana de 26 a 29 de dez

    A Bovespa acumula perdas de 18,1% nos últimos 12 meses, de 0,21 % no mês e de 1,64% na última seman de 2011.
2011 foi decepcionante para a bolsa brasileira e para a maioria dos investidores. Muitos deles, mais experientes, conseguiram resultados positivos porque embora no geral a bolsa tenha apresentado resultado negativo, no particular, ou seja para os investidores profissionais, ela sempre ofereceu excelentes oportunidades. Boa parcela das ações de grandes companhias mantém preços atrativos e oferecem perspectivas de bons lucros, especialmente daquelas empresas que costumam distribuir dividendos. O comportamento da Bovespa no decorrer do ano foi função dos humores do mercado internacional, abatido pela crise da dívida européia e da dúvida americana. As medidas adotadas no fim do ano pelas autoridades monetárias da eurozona.( Financiamento concedido pelo Banco Central Europeu no valor de 490 bilhões de euros a 532 bancos da região,visando reduzir significativamente o risco de qualquer problema de caixa e a adoção pelos países da região de corte nos gastos públicos e aumento de impostos ) ainda não produziram os resultados sonhados pelos mercados internacionais. Estas medidas, geralmente, não produzem resultados efetivos imediatos, mas proporcionam um renovado clima de confiança no mercado. É o que todos esperam. Enquanto a dívida européia procura superar seus problemas a dúvida americana persiste, agora renovada com os embates eleitorais que deve atrapalhar, e bastante, as decisões que depedem do seu congresso cada vez mais indeciso. Analistas de mercado entendem que o cenário dos primeiros meses de 2012 não será muito diferente do atual.Há, entretanto, a esperança que a todos florece no início de cada ano. Uma nova etapa, uma nova caminhada inicia. A esperança se renova e a fé em melhores dias anima a todos em todas as latitudes. Que assim seja. Que 2012 reserve a todos a retomada do crescimento econômico e a estabilidade dos mercados internacionais.

 




A evolução da taxa de câmbio reflete a instabilidade da nossa economia, conforme variação do dólar médio semanal demonstrado no gráfico a seguir:


A variação do preço do petróleo, uma das commodities mais influentes na participação da crise financeira mundial, esta demonstrada no gráfico a seguir:

 


 


Produção:
Equipe Técnica Acionista.com.br     
Fonte: BOVESPA, Zero Hora, JPMorgan
Atualizado em 02/01/2012

Advertência: As informações econômico financeiras apresentadas no Acionista.com.br são extraídas de fontes de domínios públicos, consideradas confiáveis. Entretanto, estas informações estão sujeitas a imprecisões e erros pelos quais não nos responsabilizamos.
As opiniões de analistas, assim como os dados e informações de empresas aqui publicadas são de responsabilidade única de seus autores e suas fontes.
O objetivo deste portal é suprir o mercado e seus clientes de dados e informações bem como conteúdos sobre mercado financeiro, acionário e de empresas. As decisões sobre investimentos são pessoais, não podendo ser imputado ao acionista.com.br nenhuma responsabilização por prejuízos que eventualmente investidores ou internautas, venham a sofrer.

O Acionista.com.br procura identificar e divulgar endereços na Internet voltados ao mercado de informação, visando manter informado seus usuários mais exigentes com uma seleção criteriosa de endereços eletrônicos. Essa divulgação é de forma única, e os domínios divulgados são direcionados a todos os internautas por serem de domínio público. Contudo, enfatizamos que não oferecemos nenhuma garantia a sua integralidade e exatidão, não gerando portanto qualquer feito legal.