ÍNDICE PARA INDICADORES DE MERCADO 2009

Indicadores de Mercado

Indicadores de Mercado
O Portal Acionista apresenta, semanalmente, tabela atualizada da evolução do Ibovespa, do volume diário de negócio, da cotação do dólar comercial americano e do Risco Brasil com breve comentário sobre as variações ocorridas no período. O gráfico representa a variação relativa dos respectivos índices, tendo como base os índices do dia 28/12/2006 para a série de indicadores relativos ao período 2007/2010.


Acesse aqui a tabela fonte dos gráficos

Variação Percentual dos Indidicadores do Mercado
Período Ibovespa US$ R.Brasil
12 Meses 1,04 (4,4) (10,7)
Ano 1,04 (4,4) (10,7)
Mês 2,4 (2,6) (9,3)
Semana 1,2 (1,9) (0,6)
 
 

Comentários

Semana de 27 a 30 de Dez

    Mais um ano que passa. Ano difícil para o investidor brasileiro. A Bolsa repercutindo a crise financeira internacional e seus reflexos na economia brasileira fechou o ano com ganho nominal de 1,04%, muito diferente dos ganhos de anos anteriores, especialmente de 2009 que registrou alta de 88,66%. Descontada a inflação o resultado da Bovespa foi negativo no ano. A economia americana não reagiu como esperado e cresceu pouco, a China refreou seu rítmo de crescimento a fim de reduzir a inflação e compatibilizar sua produção às demandas dos mercados, a zona do euro continua enfrentado vicissitudes herdadas da crise econômica americana e níveis anormais de dívida soberana.
    2011 poderá recuperar as perdas havidas em 2010 se a crise da dívida de muitos países europeus não agravar a situação econômica da região, se o processo de desaceleração da China não reduzir a demanda por commodities e, se a economia americana apresentar sínais de franca recuperação e crescimento. Como se vê, o mundo fica cada vez menor e como numa aldeia as notícias correm. As reações das economias regionais se entrelaçam independentemente das distâncias físicas entre os países e repercutem nos mercados nacionais. Que o Novo Ano seja muito rentável no mercado de capitais, são os votos do Acionista.
 





A evolução da taxa de câmbio reflete a instabilidade da nossa economia, conforme variação do dólar médio semanal demonstrado no gráfico a seguir:


A variação do preço do petróleo, uma das commodities mais influentes na participação da crise financeira mundial, esta demonstrada no gráfico a seguir:

 


 


Produção:
Equipe Técnica Acionista.com.br
Fonte: BOVESPA, Zero Hora, JPMorgan
Atualizado em 03/01/2011

Advertência: As informações econômico financeiras apresentadas no Acionista.com.br são extraídas de fontes de domínio público, consideradas confiáveis. Entretanto, estas informações estão sujeitas a imprecisões e erros pelos quais não nos responsabilizamos.
As opiniões de analistas, assim como os dados e informações de empresas aqui publicadas são de responsabilidade única de seus autores e suas fontes.
O objetivo deste portal é suprir o mercado e seus clientes de dados e informações bem como conteúdos sobre mercado financeiro, acionário e de empresas. As decisões sobre investimentos são pessoais, não podendo ser imputado ao acionista.com.br nenhuma responsabilização por prejuízos que eventualmente investidores ou internautas, venham a sofrer.

O Acionista.com.br procura identificar e divulgar endereços na Internet voltados ao mercado de informação, visando manter informado seus usuários mais exigentes com uma seleção criteriosa de endereços eletrônicos. Essa divulgação é de forma única, e os domínios divulgados são direcionados a todos os internautas por serem de domínio público. Contudo, enfatizamos que não oferecemos nenhuma garantia a sua integralidade e exatidão, não gerando portanto qualquer feito legal.