Desmistificando as Opcoes

Desmistificando as Opções

25 JUN, 2018 / POR: CAMILA COSTA*

                                   

No artigo anterior, exemplifiquei de forma prática o conceito de Opções sobre Ações.

Agora vamos começar a desmistificar as expressões, letras, nomenclaturas e tudo que faz as opções parecerem, à primeira vista, um instrumento muito complicado de ser usado para efeito de proteção e remuneração de suas ações.

Já sabemos que existem opções de compra e opções de venda de ações.

Chamamos uma opção de compra de CALL

Chamamos uma opção de venda de PUT


Preço de Exercício

É o preço pré-determinado, pelo qual uma opção será exercida.

Observação: Quando ocorre distribuição de dividendos ou juros sobre capital, o valor líquido dos mesmos é descontado dos preços de exercício das opções alterando os valores sem alterar os "códigos" das opções.

Prêmio

Chamados de prémio, o valor que o vendedor (lançador da opção) recebe em troca de sua obrigação. Tal obrigação se extingue caso o comprador não exerça sua opção até determinada data (Dia do Exercício).


Data de Exercício

EXEMPLO: Um investidor vende 1.000 opções de compra (CALL) das ações preferenciais da Petrobrás (PETR4) a R$18 (preço de exercício), O COMPRADOR passa a ter o direito de comprar PETR4 A R$18,00(preço de exercício) e esse direito vence (acaba) se não for exercido até determinada data. Aqui no Brasil utilizamos letras para os meses correspondentes à data de exercício da opção (toda terceira Segunda-feira de cada mês), sendo A (janeiro); B (fevereiro) e assim por diante. Veja tabela abaixo:


Calendario Opcoes
Tipos de opções

Opções americanas – são as mais utilizadas.

Uma opção do tipo americana possui um direito, que pode ser exercido a determinado preço a qualquer momento até a data de exercício.


Opções européias - Uma opção do tipo europeia possui um direito que só poderá ser exercido na data de exercício.


Classificação de uma opção em relação ao seu preço de Exercício

As opções podem ser classificadas como:

In The Money (ITM) ou “dentro do dinheiro” – Dizemos que uma opção está In The Money quando a ação objeto (subjacente) está cotada a um preço superior ao preço de exercício da opção.

At The Money (ATM) ou “no dinheiro” – Dizemos que uma opção está At The Money quando a ação objeto (subjacente) está cotada a um preço igual ao preço de exercício da opção.

Out The Money (OTM) ou “ fora do dinheiro” – Dizemos que uma opção está Out The Money quando a ação objeto (subjacente) está cotada a um preço inferior ao preço de exercício da opção.

Resumo Prático

AÇÃO: PETR4

OPÇÃO DE COMPRA – CALL

MÊS DE EXERCÍCIO: março – LETRA C

PREÇO DE EXERCÍCIO: 20

CÓDIGO (TICKER DA OPÇÃO) PETRC20


Camila Costa

Camila Costa

Administradora de Empresas pela FAAP
Pós-Graduada em Gestão Financeira pela Anhembi Morumbi
Trader Profissional, investidora e empresária
Linkedin: Camila Costa