BM&FBOVESPA S.A.
   

Índice

 

BM&FBOVESPA lança campanha de educação financeira “Quer ser Sócio?”

 
   


Trajetória esportiva de Pelé inspira as peças da campanha para ilustrar a dinâmica do investimento em ações. Estreia ocorre em Curitiba, Campinas e Belo Horizonte


São Paulo, 17 de agosto de 2010 – A BM&FBOVESPA apresentou hoje sua nova campanha de educação financeira “Quer ser Sócio?”. O evento, realizado no Espaço BM&FBOVESPA, em São Paulo, contou com a participação de representantes de corretoras, do diretor presidente, Edemir Pinto, e de Pelé, que acionaram a campainha, que simboliza o início do pregão. As peças da campanha destacam a trajetória esportiva de sucesso do ex-jogador de futebol para ilustrar alguns dos principais conceitos do investimento em ações.

A campanha faz parte da estratégia da Bolsa para atingir a meta de ter cinco milhões de investidores até 2015. A veiculação dos anúncios com Pelé terá início em 8 de setembro. Inicialmente contemplará as cidades de Belo Horizonte, Campinas e Curitiba, abrangendo TV, rádio, jornais e cinema. A partir de 23 de agosto, já começa uma fase de “aquecimento”, com chamadas nos veículos locais com a pergunta “Quer ser sócio?”.

O conceito da campanha é educativo. Parte do princípio de que uma ação é um pedacinho de uma empresa e de que quem a adquire se torna sócio dela. Nesse ponto, entra em cena a carreira esportiva de Pelé, com situações de alta e baixa, para ilustrar o desempenho de uma empresa ao longo do tempo.

Em 1958, Pelé estreou como campeão em sua primeira Copa do Mundo. Em 1962, machucou-se e não disputou a final que deu o bicampeonato ao Brasil. Em 1966, na primeira fase da Copa, contundiu-se novamente. Por fim, em 1970, no México, conquistou, em campo, o título de campeão e, posteriormente, foi considerado o Atleta do Século. Dessa forma, uma pessoa que tivesse tornado-se sócia da “Pelé S.A”, no início da carreira do jogador, teria participado de suas conquistas ao longo do tempo, assim como ocorre com o investimento em ações de uma empresa no longo prazo.

Também faz parte da campanha o site www.quersersocio.com.br. O público encontrará vídeos exclusivos que mostram, de forma simples e interessante, o que são ações, como investir, quais são os fatores de risco desse tipo de investimento e a importância de conhecer a empresa da qual se deseja ser sócio. O site estará disponível a partir de 23 de agosto.

Sobre o Programa de Popularização

O Programa de Popularização da BM&FBOVESPA, iniciado em 2002, já atraiu mais de 1,6 milhão de pessoas, que participaram de diversas atividades de educação financeira gratuita, direcionadas para diferentes públicos (crianças, adolescentes, adultos, pessoas da terceira idade, universitários, mulheres, trabalhadores), em diversas localidades do Brasil. Em 2002, o número de investidores individuais no mercado acionário brasileiro girava em torno de 85 mil. Atualmente, são 598 mil, conforme dados de julho. A Bolsa também participa da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), desde o seu início, em 2007, e está inserida no apoio e desenvolvimento das ações que visam incluir a educação financeira oficialmente nas escolas brasileiras.

Imagens de divulgação:

Quer Ser Sócio_2
Quer Ser Sócio_6
Quer Ser Sócio_8

 

BM&FBOVESPA S.A.
Diretoria de Comunicação
Gerência de Imprensa
Telefones: 55 11 2565 7271/ 7943 / 7313
e-mail: imprensa@bmfbovespa.com.br
http://www.bmfbovespa.com.br/imprensa
Novo Mercado: BVMF3