Índice

Informe recebido em 14/03/2008

www.bovespa.com.br


Bovespa implanta Código de Conduta

Documento define parâmetros de ética e cidadania do grupo Bovespa

A Bovespa Holding está implantando o Código de Conduta Bovespa, que reafirma seu compromisso de atuar com base nos princípios de transparência, respeito à igualdade de direitos e à diversidade, e prestação de contas. As regras aplicam-se a todos os conselheiros e colaboradores do grupo e seus
valores éticos estendem-se aos demais públicos de relacionamento da companhia, como clientes, fornecedores, acionistas, representantes do governo e da comunidade, que devem considerá-los como referência em suas atividades e decisões relativas à Bovespa.

O Código de Conduta Bovespa define orientações de como agir de acordo com os princípios adotados pela companhia, em situações que envolvam o cumprimento à legislação e aos contratos, conflitos de interesse, informações privilegiadas e confidenciais e negociações de valores mobiliários. Também contempla práticas anticorrupção e anti-suborno, uso adequado de bens da empresa e processamento de denúncias, entre outros temas.

O documento foi instituído pelos Conselhos de Administração e diretorias da Bovespa Holding S.A. e da Bovespa Supervisão de Mercados (BSM), e se aplica também às demais empresas do grupo – a Bolsa de Valores de São Paulo S.A. (BVSP) e a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) -, e ao Instituto Bovespa de Responsabilidade Social e Ambiental.

Para zelar pela disseminação e cumprimento das regras propostas pelo Código, está sendo criado o Comitê do Código de Conduta e Gestão, composto por sete membros: o diretor Geral da Bovespa Holding e mais seis funcionários, que serão escolhidos, dentre candidatos voluntários, pelo Conselho de Administração da companhia.

Caberá aos integrantes do Comitê promover ampla divulgação do Código de Conduta, assegurando a compreensão dos valores que orientam as atividades do grupo Bovespa, atualizar ou modificar o conteúdo do documento, quando necessário, além de receber e analisar denúncias relativas à sua violação.

Com a implantação do Código de Conduta, a Bovespa reforça sua posição de continuar construindo sua história de crescimento com fortes alicerces nas melhores práticas de ética e cidadania. A companhia almeja que os princípios do Código sejam transformados em atitudes por seus conselheiros, colaboradores e demais públicos de relacionamento e, assim, estendam-se também para toda a sociedade.

A íntegra do Código de Conduta Bovespa está disponível nos seguintes sites:
Bovespa Holding S.A – www.bovespaholding.com.br
BSM – www.bovespasupervisaomercado.com.br
BVSP – www.bovespa.com.br
CBLC – www.cblc.com.br



14/03/2008
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Bovespa
Telefones: 55 11 3233 2372 /2093/2025/2498
E-mail: bimprensa@bovespa.com.br
http://www.bovespa.com.br/SalaImprensa.htm